1. Abra o Mozilla Thunderbird, clique na opção “Ferramentas” e depois em “Configurar contas… “.

2. Na tela “Configurar Contas“, clique no botão “Adicionar…“.

3. Na tela “Servidor de envio (SMTP)“, preencha os campos:

Descrição: seudomínio.
Servidor: smtp.seudomínio.com.br.
Porta: 25.
O servidor requer autenticação: marque essa opção.
Nome de usuário: digite seu e-mail completo.
Usar conexão segura: marque a opção “TLS, se disponível”.

Depois, clique no botão “OK“.

4. Na a tela “Configurar Contas” clique no botão “Nova conta…“.

5. Aparecerá a tela “Assistente de Contas – Configurar conta“. Selecione a opção “Conta de email” e clique no botão “Avançar“.

6. Na tela “Assistente de Contas – Identidade“. No campo “Nome” preencha com o nome de exibição desejado, no campo “Endereço de email” preencha com o seu e-mail completo e depois clique no botão “Avançar“.

7. Na tela “Assistente de Contas – Informações do servidor“. Selecione a opção “IMAP” e no campo “Receber mensagens por este servidor:” preencha com pop.seudomínio.com.br, depois clique no botão “Avançar“.

8. Na tela “Assistente de Contas – Nomes de usuário“. No campo “Nome de usuário” preencha com seu e-mail completo, depois clique no botão “Avançar“.

9. Na tela “Assistente de Contas – Nome da conta“. No campo “Nome da conta” preencha com seu e-mail completo e depois clique no botão “Avançar“.

10. Na tela “Assistente de Contas – Concluído” clique no botão “Concluir“.

11. Na tela “Configurar contas” clique no botão “OK“.

12. Vai aparecer uma tela solicitando a senha da conta, marque a opção “Memorizar esta senha“, para que o Thunderbird não peça a senha toda vez que for usar os e-mails, clique sobre o botão “OK“.

Pronto! A sua conta já está configurada.